Este ano, tendo como mote O Quebra-Nozes uma peça do ballet clássico, que nos conta a história de uma menina que na noite de Natal, recebe um quebra-nozes em figura de soldado e com ele sonha aventuras em reinos encantados, está a decorrer em Óbidos desde 29 Novembro e prolongando-se até 4 de Janeiro, uma actividade denominada Óbidos Vila Natal , (ver programa em) http://www.obidosvilanatal.pt/.
Se for ver esta actividade, não deixe de conhecer também os seguintes locais:
· Igreja de São João Batista (antiga capela de São Vicente), fundada pela rainha Stº Isabel em 1309 e ampliada no século XVI. Actualmente está o Museu Paroquial de Óbidos .
· Igreja de São Pedro edificada no século XIII-XIV, após o terramoto de 1755,foi reconstruída. Há nesta igreja um retábulo em talha dourada.
· Capela de São Martinho uma capela gótico tumular de 1331.
· Igreja da Misericórdia fundada pela rainha D. Leonor no século XVI com um espólio artístico importante.
· Antigos Paços do Concelho actualmente readaptado em Museu de Abílio Matos e Silva. Foi construído no século XVI, foi Paços do Concelho, Julgado Municipal e Cadeia. Museu Municipal em 1970.
· Igreja Santa Maria igreja matriz erigida no século XII e reconstruída no século XVI. Tem tumulo renascentista de D. João de Noronha, um retábulo de Santa Catarina de autoria de Josefa dÓbidos e está revestida a azulejos barroco.
· Solar da Praça de Santa Maria que é um Museu num edifício do século XVIII.
· Santuário do Senhor da Pedra importante construção barroca, e cruz de pedra paleo-cristã, este edifício está situado fora das muralhas da vila.
Caminhando pelas ruas de traçado medieval de Óbidos, deparamo-nos quase sempre em cada passada, vestígios de diversas civilizações.
Além da herança natural de outras épocas, Óbidos, vila milenar, hoje é um dos principais pontos de interesse de Portugal, a merecer a nossa visita nesta data ou noutra oportunidade.
Boa visita.