No fim de semana 30 e 31 de Agosto, para "queimar" os ultimos dias de Agosto, sinónimo do fim do Verão, visitamos a Beira Interior, por povoados que se esforçam, para que a desertificação não aconteça.Vila de Rei , Sertã (o Jardim e o aproveitamento do rio muito agradável),
Pedrogão Grande ( Barragem do Cabril), Castanheira de Pera ( A praia fluvial da Roca, grande aposta do Municipio, a mostrar que no nosso país há projectos de qualidade), Lousã ( as aldeias de Xisto), Miranda do Corvo (onde almoçamos a célebre chanfana), Ansião e Abiúl (com a praça de touros mais antiga de Portugal -1561?-).
Neste périplo, fazendo a ligação pela serra da Lousã , entre Castanheira de Pera e Lousã, e situada na estrada nacional, passamos pela Aldeia de Candal (uma das 24 Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro, do programa de restauro e habitabilidade das aldeias serranas), Candal está habituada a receber visitantes. que são recompensados ao subir as suas ruas, com o casario de xisto recuperado, temos uma belíssima vista sobre o vale , que é refrescada , 
pela Ribeira do Candal, na qual foi construida uma original e bonita piscina de Xisto . 
Candal é muitas vezes considerada a mais desenvolvida das aldeias serranas e uma das mais visitadas. Beneficiado pela acessibilidade privilegiada que lhe proporciona a Estrada Nacional.
Estamos com desejo para visitar as restantes aldeias de Xisto, numa próxima oportunidade.
De Anónimo a 3 de Setembro de 2008 às 20:01
Car(o)(a) Veraneante
Acho que teve uma óptima ideia no percurso escolhido. Tanto a serra da Lousâ, a Castanheira, e restantes zonas citadas são interessantíssimas, pena que muitos portugueses se desloquem para o estrangeiro e alguns sem conhecerem o seu país. Parabens pela escolha. Um castanheirense, serrano c/ muito orgulho.
Comentar post