Terça-feira, 23 de Dezembro de 2008
Powerscourt Garden
Powerscourt é uma das mais belas quintas da Irlanda.
Situada nas montanhas de Wicklow, originalmente era um local estratégico dos anglo-normandos, que vieram para a Irlanda, no século XII.
Até 1300 tinha sido um castelo na posse da le Poer (Power) cuja família lhe deram o nome.
Os séculos sucederam-se e passaram neste local famílias poderosas, como os O'Tooles, os Fitzgeralds e os Earls de Kildare.
Powerscourt (castelo e terras) foi entregue ao Inglês Richard Wingfield. Que teve uma carreira militar de sucesso na Irlanda, na Flandres, na França e em Portugal,
Em 1600 foi nomeado pela corte inglesa, «Marshal of Irland». Os seus descendentes permaneceram no Powerscourt mais de 350 anos.
No século XVII o castelo e a zona envolvente foram totalmente remodelados pelo arquitecto alemão, Richard Castle, como encomenda de Richard Wingfield.
Quando a casa foi reconstruída em 1731, os motivos foram dispostos em torno de uma série de passeios e parques para o Norte, jardins e terraços para o sul. No norte as árvores, a partir da casa, formam uma moldura no horizonte. enquanto a sul um jardim composto por lagos com peixes, cascatas, grutas e diversas varandas.
Um século depois o visconde Powerscourt encarregou o arquitecto, Daniel Robertson, a elaborar novos esquemas para os jardins. Robertson era um dos principais defensores do jardim tendo como base o projeto Italianate á base de arbustos em diversas formas e terraços de renascimento italiano
Com a morte do Visconde as alterações aos jardins cessaram, seu filho no final de 1850, retomou as modificações utilizando uma combinação dos desenhos de Robertson e planos de paisagem de outros especialistas, os terraços foram concluídos, um grande numero de árvores de grande porte foram plantadas e foi colocado uma colecção de estatuária, ferro forjado e outros objectos decorativos.
Novas gerações do Wingfields mantiveram o fundamental dos jardins, tendo sido acrescentando o jardim japonês , o Pepper Pot Torre e a continuação da plantação de árvores de várias espécies. Em 1961 os herdeiros passaram esta propriedade para o administração do Estado.
Os jardins foram abertas ao público e em 1974 foi uma feita uma remodelação na casa para posteriormente se abrir aos visitantes.